Entre brincadeiras e diretrizes: reflexões sobre o lúdico na educação Infantil à luz da BNCC

Authors

DOI:

https://doi.org/10.38087/2595.8801.386

Keywords:

Educação Infantil, Ludicidade, Base Nacional Comum Curricular

Abstract

Introdução: A Educação Infantil, é uma etapa de ensino em que as crianças se encontram mais receptivas e ativas, prontas a experimentar suas habilidades por meio de brincadeiras, do movimento, da música dança dentre outras atividades. Objetivo: O objetivo do estudo é entender se os jogos e brincadeiras representam metodologias eficazes de aprendizagem, sem perder de vista as ideias preconizadas pela Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Método: O presente artigo é um recorte de uma pesquisa de mestrado na qual realizou-se um estudo sobre o lúdico na Educação Infantil, entre a realidade e o preconizado pela Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Resultados: A importância do lúdico na aprendizagem dos alunos da Educação Infantil, pode-se afirmar que este se constitui de um elemento indispensável ao desenvolvimento dos alunos. Porém, sua aplicação exige que a prática docente construa uma “ponte” entre o conhecimento sistematizado e o aluno, ou seja, são as estratégias e recursos que determinam uma parte da qualidade de ensino que é oferecido na escola e isso, inclui a inserção da ludicidade como elemento que complementa a formação eficaz do aluno, garantindo-lhe a efetivação dos direitos de aprendizagem. Conclusões: O estudo ora realizado possibilitou evidenciar experiências vivenciadas pela pesquisadora como docente na Educação Infantil, às quais suscitaram a necessidade de aprofundar estudos acerca da prática pedagógica no contexto da BNCC, desenvolvidas por professores que atuam nesta etapa de ensino.

References

Almeida, P. N. (2009). Educação lúdica: técnicas e jogos pedagógicos. São Paulo: Ed 11.

Barbosa, M. C. S. Fernandes, S. B Fernandes (2020). A Educação Infantil na Base Nacional Comum Curricular: tensões de uma política inacabada. Em Aberto, Brasília, v. 33, n. 107, p. 113-126, jan/abr.

Bellochio, C. R. Garbosa, L. W. F. (2010). Educação musical na formação inicial e continuada de professores: projetos compartilhados do Laboratório de Educação Musical - LEM - UFSM/RS. Cadernos de Educação, FaE/PPGE/UFPel Pelotas.

Belochio, C. R. (2000). A educação musical no ensino fundamental: refletindo e discutindo práticas nas séries iniciais.

Brasil, Ministério da Educação Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria da Educação Fundamental (1998). Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil. Brasília: MEC/SEF.

_____. Ministério da Educação (1996). Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Lei Federal n.º 9.394.

_____. Secretaria de Educação Fundamental (1997). Parâmetros Curriculares Nacionais: arte / Secretaria de Educação Fundamental– Brasília: MEC/SEF.

____.Secretaria de Educação Fundamental (2017). Base Nacional Comum Curricular Brasília: MEC/SEF.

____. Ministério da educação e do Desporto (1998). Referencial Curricular para Educação Infantil. Brasília: MEC/SEF.

Carmo, C. P. (2019). Educação Infantil: ludicidade e Prática docente. Universidade federal de Mato Grosso do Sul. Dissertação de Mestrado, Campo Grande-MS.

Jesus, L. K. F. (2022). A construção histórica da infância e o surgimento da educação infantil: do assistencialismo ao direito. Revista de Estudos em Educação e Diversidade. v. 3, n. 9, p. 1-16.

Kishimoto, T. M. (Org) (2010). Jogo, Brinquedo, Brincadeira e a Educação. 13 º ed. São Paulo: Cortez.

Pimenta, S. G. (Org.) (2018). Saberes pedagógicos e atividade docente. 8 ed. SãoPaulo: Cortez.

Silva, D. G. (2010). A importância da música no processo de Aprendizagem da criança na Educação Infantil. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em pedagogia) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina-PR.

Mato Grosso, SME (2022). Proposta Pedagógica para o CEI Professora Maria Auta Medeiros de Oliveira. Alto Taquuari-MT.

Vygotsky, L. S. (1991). A Formação Social da Mente. 4ª ed. São Paulo: Martins Fontes Editora Ltda.

Published

2024-05-31

Issue

Section

Articles