ADAPTAÇÃO DE UMA UNIDADE DE DESTILAÇÃO DE ÁGUA PARA REAPROVEITAMENTO DO FLUIDO REFRIGERANTE INTERNO COM MATERIAIS DE BAIXO CUSTO
DOI:
https://doi.org/10.38087/2595.8801.302%20%20Keywords:
Reciclo, Destiladores, Baixo custo, DesperdícioAbstract
O Brasil tem passado por uma das piores crises hídricas da História. O desperdício de água é um agravante deste caos, que muitas vezes pode, e deve ser evitado. Mas em alguns casos não é possível essa prevenção. Um exemplo está no uso de destiladores de pequeno porte. Vários laboratórios de pesquisa e ensino, principalmente em pequenas universidades e pequenas empresas, utilizam destes equipamentos para obter água destilada, devido aos baixos custos de aquisição e manutenção. Porém, um problema destes modelos de destiladores é o volume de água desperdiçada. Neste trabalho propõe-se uma solução de baixo custo para o superaquecimento, além de uma otimização do sistema de recirculação de água. O sistema proposto foi montado com materiais de baixo custo. Um sistema de recirculação do fluido de refrigeração interna do destilador, acoplado a um sistema para refrigeração deste fluido aquecido. O destilador funciona aproximadamente 2h30min sem perder sua capacidade de destilação e sem riscos significantes para a bomba, utilizando o sistema proposto, com 10kg de gelo no banho de refrigeração. Além de ser um processo que gera menores impactos ambientais é uma proposta de baixo custo. Com esta proposta é possível reduzir significativamente o gasto de água em laboratórios que fazem uso de destiladores.
References
CELG. Boletim de tarifa convencional nº 01/2014. Disponível em: <https://www.celg.com.br/arquivos/paginas/institucional/tarifa_2014.pdf>. Acesso em: 15 de Mar. 2015.
COSTA, D.M.A.; GRILO, J.A.; SANTOS, A.A.A. Concepção de uma unidade para destilação de água com reciclo do fluído refrigerante. In: I Congresso de Pesquisa e Inovação da Rede Norte Nordeste de Educação Tecnológica, Natal-RN, 2006.
EVEREST. Manual técnico máquinas de gelo em cubos. 2004. Disponível em: <http://www.everestrp.com.br/manuais/manual_egc.pdf>. Acesso em: 15 de Mar. 2015.
MARISCO, L.V.; FERNANDES, V.M.C.; FRIORI, S.; SCORTEGAGNA, V.; BECKER, V. Estudos para implantação de sistema de reuso do efluente de aparelhos destiladores. In: I Encontro Latino Americano de Universidades Sustentáveis. 2008.
MARSARO, G.C.S.; GUIMARÃES, C.P. Avaliação da viabilidade de reutilização da água de refrigeração dos destiladores para lavagem de pipetas. In: I Simpósio de Recursos Hídricos do Norte e Centro-Oeste. 2007. Disponível em: <http://www.abrh.org.br/novo/i_simp_rec_hidric_norte_centro_oeste46.pdf>. Acesso em: 14 de Mar. 2015.
SANEAGO. Tarifas de água e esgoto. Estrutura tarifária vigente a partir de 01/03/2015, conforme Resolução de Diretoria nº 016/2015. Disponível em: <https://www.saneago.com.br/site/agencia/tabela.php?servicos=0>. Acesso em: 14 de Mar. 2015.
SILVA, M.; SILVA, K.S.; ANGELINI, L.P.; OLIVEIRA, A.P. Reuso da água de refrigeração de destiladores para lavagem de vidrarias em laboratórios de ensino do IFMT Campus Cuiabá Bela Vista. In: III Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental, Goiânia-GO, 2012.