COLABORAÇÃO DA NEUROCIÊNCIA NO ATENDIMENTO A VÍTIMA DE TRAUMATISMO CRÂNIOENCEFÁLICO

Authors

DOI:

https://doi.org/10.38087/2595.8801.202

Keywords:

Traumatismo, Cranioencefálio, Neurociências, Cirurgia

Abstract

O TCE é uma lesão que vem sendo investigado principalmente no que diz aos aspectos epidemiológicos e nos protocolos assistenciais. A neurociência tem como objetivo estuar o sistema nervoso, sua formação embrio e histológica bem como a ligação da fisiologia de todo corpo, para tal tem colaborado para entendermos os mecanismos estímulo-resposta, mecanismo esse que é importante para entender a resposta do corpo humano nas injurias como é o caso o TCE. Partindo deste princípio, a problemática levantada para esta pesquisa foi: Quais cuidados ofertados para pacientes vítima de TCE e a colaboração da neurociência. Sendo assim, este estudo teve como principal objetivo descrever a fisiopatologia do TCE, o suporte terapêutico para as vítimas desse agravo e a colaboração da neurociência. Este estudo rata-se de uma revisão integrativa. Portanto, elaborou-se a seguinte questão norteadora: Quais cuidados ofertados para pacientes vítima de TCE e a colaboração da neurociência. É importante salientar que uma parcela dos indivíduos que sobrevivem a um TCE tem a possibilidade de proceder com danos de caráter permanentes implicando em déficits motores, os sensoriais, cognitivos, os de linguagem, emocionais ou até mesmo comportamentais.

References

BERTOTTI, Melina Moré et al. Escore pupilar da escala de coma de Glasgow (GCS-P) e a mortalidade hospitalar no traumatismo cranioencefálico grave: análise de 1.066 pacientes brasileiros. Arquivos de Neuro-Psiquiatria , v. 81, n. 05, pág. 452-459, 2023.

CAVALHEIRO, Esper A. Avanços científicos relacionados às doenças do Sistema Nervoso: a neurociência foi a área onde aconteceram os maiores avanços científicos nas últimas décadas. Ciência e Cultura, v. 74, n. 4, p. 01-07, 2022.

CIPOLAT, Rafael Parcianello et al. Papel do processo oxidativo/inflamatório na fisiopatologia induzida por concussões recorrentes em ratos jovens. 2022.

CORTES, Angelica Johanna Jimenez et al. Indicação de TC de crânio urgente em traumatismo cranioencefálico (TCE) leve em pacientes em tratamento anticoagulante ou antiagregante. Seram , v. 1, não. 1, 2021.

CRUZ, João et al. Contribuições práticas do processo de enfermagem relacionado ao traumatismo cranioencefálico: Uma revisão integrativa. Enfermería Actual de Costa Rica, n. 43, 2022.

DE SOUZA, Gabriela Lopes; MENEZES-REIS, Rafael. Revisão sistemática de ensaios clínicos randomizados para reabilitação funcional do traumatismo cranioencefálico. Revista Neurociências, v. 31, p. 1-20, 2023.

DE LARA, Danielle e cols. Avaliação do Tempo Pré-Hospitalar e Evolução Neurológica em 30 Dias de Pacientes Vítimas de Traumatismo Cranioencefálico Moderado e Grave. J Bras Neurocirur , v. 34, n. 2, pág. 160-167, 2023.

DOS SANTOS, Wagner Ferreira et al. Relato de Caso Clínico: Atendimento Pré Hospitalar (APH) a Hemorragia Exsanguinante relacionada a Trauma Crânio Encefálico (TCE).

FELICIANO, Gláucio Diré. Neuroanatomofisiologia Fundamental. Freitas Bastos, 2023.

MACHADO, Moura; CÂMARA, Joseneide Teixeira. TRAUMA CRÂNIO ENCEFÁLICO COMO UM PROBLEMA DE SAÚDE PÚBLICA: uma revisão integrativa da literatura. In: ORGANIZADORES DO V CONGRESSO NACIONAL MULTIDISCIPLINAR DE SAÚDE.

RAMOS, Joyce Rodrigues et al. ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NO ATENDIMENTO AO PACIENTE VÍTIMA DE TRAUMATISMO CRÂNIO ENCEFÁLICO. Facit Business and Technology Journal, v. 1, n. 26, 2021.

ROCHA, Larissa Caroline F. et al. A IMPORTÂNCIA DE EXAMES RADIOLÓGICOS PARA DIAGNÓSTICO DE HEMORRAGIA CEREBRAL PÓS-TRAUMA. Editor Chefe, p. 202.

Published

2023-07-12

Issue

Section

Articles