NAVEGANDO NO TERRITÓRIO POÉTICO DO RIO SÃO FRANCISCO – O GÊNERO LÍRICO NO ENSINO DA GEOGRAFIA E DA BIOLOGIA

Authors

  • Érico Anderson de Oliveira
  • Rosália Caldas Sanábio de Oliveira
  • Fabiana da Conceição Pereira Tiago

DOI:

https://doi.org/10.38087/2595.8801.201

Keywords:

Biogeografia e gênero lírico, Literatura infantojuvenil, Rio São Francisco, Educação ambiental

Abstract

O corrente artigo visa cooperar com as discussões acerca do ensino das disciplinas de Geografia e Biologia na Educação Básica ao comunicar uma prática educativa interdisciplinar em quatro turmas do 1º ano do Ensino Médio Integrado do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), em Belo Horizonte, trazendo como centro de investigação o rio São Francisco por meio do gênero lírico. Nesta contextualização, aprecia-se esse gênero presente no livro infantojuvenil “Formosuras do Velho Chico”, de Lalau e Laurabeatriz, considerando-o como um dispositivo textual e visual capaz de coadjuvar na absorção de conceituações estruturais tanto da Geografia, quanto da Biologia, analisando-se, assim, as referências biogeográficas/ambientais e culturais da poesia e de suas representações artísticas sobre o rio na obra priorizada para esse trabalho didático-pedagógico. A temática ambiental explorada por intermédio da literatura infantojuvenil e do gênero lírico se converte em um aparato substancial de percepção ambiental. O livro e o gênero lírico se tornam, aqui, os interlocutores entre o “território poético” do rio São Francisco, a sua biogeografia e a extrapolação refletida sobre sua realidade neste planejamento didático com o encaminhamento dado pelos professores.

References

AUSUBEL, David Paul. Aquisição e Retenção de Conhecimentos: Uma Perspectiva Cognitiva. 1ªed., Lisboa: Plátano Edições Técnicas, 2000.

BACHELARD, Gaston. A Chama de uma vela. Rio de Janeiro:Editora Bertrand Brasil S.A.,1989.

______. A Poética do Espaço. São Paulo:Martins Fontes,1993.

BAKHTIN, Mikail. Estética da criação verbal. São Paulo:Martins Fontes,2011.

BORSAGLI, Alessandro. Rios Invisíveis da Metrópole Mineira. Belo Horizonte: Edição do Autor,2016.

CALLAI, Helena Copetti. O estudo do lugar como possibilidade de construção da identidade e pertencimento. Anais do VIII Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais – A Questão Social no Novo Milênio. Coimbra, 16 a18 de setembro de2004.

______. Aprendendo a ler o mundo: a Geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Cad. Cedes, Campinas, vol.25, n.66, p. 227-247,maio/ago.2005.

CANDIDO, Antonio.Vários escritos. Rio de Janeiro:Ouro sobre azul,2004.

______. Literatura e Sociedade. Rio de Janeiro: Ouro sobre azul,2006.

CARVALHO, Isabel Cristina de Moura. Educação Ambiental: a formação do sujeito ecológico. São Paulo:Editora Cortez, 2012.

DIAS, Genebaldo Freire. Educação Ambiental:Princípios e Práticas. São Paulo:Gaia,2003.

FAGGIONATO, Sandra. Percepção Ambiental. São Carlos, SP:USP,2010.

FREIRE, Paulo. Extensão ou Comunicação? Rio de Janeiro:Paz e Terra,1983 (Coleção: O Mundo hoje,vol. 24).

______;FAUNDEZ, Antonio. Por uma Pedagogia da Pergunta. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985 (Coleção:Educação e Comunicação:vol. 15).

GRATIOT-ALFANDÉRY, Hélène. Henri Wallon. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010 (Coleção: Educadores).

LAJOLO, Marisa. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. 6ªed. São Paulo: Ática, 2010.

LALAU; LAURABEATRIZ. Formosuras do Velho Chico. São Paulo:Editora Peirópolis,2015.

MASCARENHAS, S. A. N.; ARAÚJO, J. N; et al. Desafios para o exercício da cidadania, qualidade de vida e inclusão socioeconômica na Amazônia. In: Pesquisa em Educação, Psicologia, Sociedade, Cultura e Ambiente. São Paulo: Loyola,2017,p. 391-410.

MOREIRA, Marco Antônio. Aprendizagem significativa. Brasília:Editora da UnB,1999.

VYGOTSKY, Lev Semionovitch. A formação social da mente:o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes,1998.

WALLON, Henri Paul Hyacinthe. Do ato ao pensamento: Ensaio de psicologia comparada. Petrópolis:Editora Vozes, 2015.

OBS: o presente trabalho foi apresentado como comunicação oral e publicado nos Anais do VII CONEDU – CONEDU EM CASA.

Published

2023-07-04

Issue

Section

Articles